InGT - Revolucione sua empresa com gestão estratégica e consultoria especializada

+55 61 99267-7343

A Matriz Skill X Will, traduzida como “Matriz Competência X Vontade”, é uma ferramenta de gestão que se fundamenta na avaliação situacional para a solução de problemas relativos ao desempenho da equipe com: eficiência, agilidade e facilidade de aplicação. Foi popularizada por Max Landsberg no livro “The Tao of Coaching”.

A proposta parte do princípio de que o sucesso no desenvolvimento de uma atividade depende do nível de competência e de vontade associado ao desenvolvimento da tarefa. Assim, se ambos ou mesmo um dos fatores citados não estiverem presentes, teremos dificuldades para alcançar os resultados desejados.

As quatro circunstâncias e seus respectivos significados

Na visão de Landsberg, a competência e a vontade são representadas por dois eixos que se cruzam e se desenvolvem conforme o gradativo incremento dos fatores citados. Nesse sentido, a relação entre os níveis de desenvolvimento e os aspectos leva ao surgimento de quatro diferentes quadrantes.

Situação 01: Baixa competência x Baixa Vontade

Esta situação é identificada quando a pessoa que está envolvida na atividade não apresenta motivação e nem competência para desenvolver o trabalho. Assim, o gerente deve analisar as causas que influenciam os dois fatores, a fim de criar estratégia para tirá-la deste quadrante.

Muitas vezes, a solução de um problema pode contribuir para a extinção de outro. Em outras palavras, podemos exemplificar afirmando que o desenvolvimento da motivação, naquele caso específico, pode contribuir para que a pessoa aceite e se engaje em processos de desenvolvimento de competências necessárias.

Situação 02: Baixa competência x Alta vontade

Quando, em determinada situação, o gerente visualiza que o fato a ser solucionado se encontra neste quadrante, deve criar estratégia focada no desenvolvimento das competências necessárias para a realização da atividade.

Como exemplo, cabe citar o caso de um funcionário que é indicado para realizar um curso no exterior. Ao receber a notícia, o funcionário fica muito motivado, porém, se sente inseguro e acaba desistindo ao receber mais informações e notar que não tem fluência no idioma, requisito do curso.

Ao notar essa situação, o gerente deve oferecer feedback e apoiar o desenvolvimento desta competência, de forma que a evolução do funcionário seja acompanhada e incentivada.

Situação 03: Alta competência x Baixa Vontade

Quando surge esta situação, nota-se claramente que há um problema motivacional que pode ser generalizado ou relacionado estritamente à tarefa em questão: quando a pessoa se sente motivada no desenvolvimento de outras atividades.

Nessa situação, o gerente deve analisar as causas e o alcance da desmotivação e criar estratégias para promover a alteração de quadrante.  

Situação 04: Alta competência x Alta vontade

Esta é a situação ideal, quando a pessoa apresenta a vontade e as competências necessárias para a realização de uma atividade. Neste caso, o gerente deve continuar monitorando o desenvolvimento das ações a fim de criar ambiente propício à manutenção desta situação.

Concluindo

Importante destacar que uma pessoa que apresenta o nível adequado de competência e vontade para a realização de uma determinada atividade (exemplo: comunicação verbal e escrita em diferentes línguas), em outra situação, pode não apresentar as competências e a vontade necessárias (exemplo: dificuldades ao utilizar sistemas e aplicativo de planilhas).

Portanto, não se trata de uma matriz voltada à classificação de pessoas em relação ao grau de desenvolvimento de suas competências ou motivações, mas, sim, focada no diagnóstico de situações que envolvem as pessoas em determinadas atividades.

Por Felipe Cruz

Referências:

Landsberg, Max. The Tao of Coaching: Boost Your Effectiveness at Work by Inspiring and Developing Those Around You. Profile Books.